Dicas para aprender a desenhar no estilo digital!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Hoje em dia, as ferramentas digitais já estão realmente ao alcance de todos. E elas podem facilitar demais a vida de quem quer ou precisa aprender a desenhar. Existem diversas opções, desde Photoshop ou outros programas. Cada um deles é um pouco melhor para certas tarefas.

No entanto, como seria inviável falar separadamente de cada um deles em um tutorial apenas, vamos fazer algo mais geral desta vez. Irei apresentar as principais ferramentas que um desenhista pode utilizar e que podem ser encontradas (com nomes diferentes e algumas variações) em vários softwares. Vamos começar!

 

 

Aprender a desenhar no estilo digital!

Reduza a qualidade:

qualidadePara quem quer aprender a desenhar, a qualidade do arquivo não importa muito. E, se você mantiver na qualidade de 3000px pra mais, vai notar que o programa fica mais pesado, mais lento e – claro – mais difícil de manipular. Então, reduza para 1200px, que é o suficiente para praticar. A não ser que seu PC seja bem bom. Então vai de você…

Outro recurso importante e que muitas vezes esquecemos de aproveitar é a alteração do tamanho do plano de fundo. Você pode aumentá-lo para ter mais liberdade de movimento. E, se for da sua preferência, também pode ajustar as medidas para que ele fique em posição paisagem, ao invés de retrato. É claro que isso vai depender das suas preferências pessoais.

 

Crie camadas:

camadasA possibilidade de criar camadas facilita demais a vida de quem está aprendendo a desenhar no estilo digital. Procure usar camadas diferentes para o traçado, a coloração, o sombreamento e até para o acabamento.

Quando você cria camadas, você evita que um elemento interfira com o outro. Assim, se você decidir que quer mudar algo apenas em uma linha, poderá fazê-lo sem precisar alterar mais nada. Dividir o traçado do desenho por elementos da composição, como duas personagens diferentes, e fazer cada elemento em uma camada também é possível e até mesmo inteligente.

 

Explore alguns pincéis:

pincéisMas não muitos. Assim como desenhar na vida real, os softwares como o Photoshop oferecem uma quantidade enorme de pinceis que proporcionam traçados diferentes, efeitos diferentes. Porém, para a maioria dos desenhos você só precisará de alguns, e tentar aprender como usar todos levaria muito tempo.

Procure usar alguns pinceis em estilo pena e um pincel com acabamento de aquarela ou tinta spray. Dentro dessas escolhas, pratique o máximo possível para entender como aplica-los bem.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

Use o laço:

laçoComo fazer desenhos não é simplesmente um hobby, mas um verdadeiro trabalho, você não pode desperdiçar tempo e nem recursos desnecessários. Por isso, em vez de tentar apagar com a ferramenta borracha, use a ferramenta de seleção laço.

Essa técnica é boa quando você precisa apagar elementos inteiros ou uma parte grande de uma composição. Outra técnica que economiza tempo é também utilizar o laço para selecionar elementos que podem ser duplicados no desenho. Um exemplo seria selecionar e duplicar um lado de um rosto (visto de frente), para não precisar desenhar o outro.

 

Mantenha uma ordem:

ordemComo já dissemos, as camadas são um recurso que facilita muito o desenho digital. Porém, é preciso prestar atenção a um detalhe: a posição das camadas – qual está por cima, qual está por baixo – também influencia na visualização final. Por isso, tente manter a seguinte ordem: traçado (por baixo), coloração, sombreamento, finalização (por cima).

 

Recursos de opacidade:

recursos-opacidadeVai sombrear seu desenho? Então, use os recursos de opacidade. Diminuindo a opacidade de um pincel, você obtém um traço que é visível, mas não cobre totalmente o que está por baixo. Exatamente como uma sombra, certo? Então, abaixe a opacidade para 60 ou 70% para criar uma sombra leve.

E, para criar aquela gradação que dá o efeito ideal de volume, basta fazer pinceladas repetidas, uma sobre a outra. Mesmo que a opacidade esteja baixa, quanto mais traços, mais forte a cor irá ficar.

 

Dicas extras:

Não esqueça de se inspirar, como digo neste artigo aqui, dando está dica indispensável para qualquer estilo de desenho. Pode ser no papel ou digital, inspiração é tudo!

 

Estas são apenas algumas das infinitas possibilidades que o desenho digital oferece. Se você procura aprender a desenhar com o Photoshop, ou qualquer outro software, com certeza logo vai descobrir mais ferramentas e técnicas úteis que não apresentamos aqui.

Assim como aprender a mexer em um novo smartphone, o segredo é separar algum tempo para explorar as ferramentas e testar o que elas conseguem fazer. E depois, praticar muito para dominar a melhor maneira de usá-las. Afinal, o computador ajuda muito, mas exige tanto treino quanto aprender a desenhar com papel e lápis.

 

Fonte do tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=P5ju_Ey8XaE


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

2 Comments

  1. Parabens, dicas fantásticas! Já salvei seu site nos meus favoritos!amo desenhar.

    • Ossa, fico muito feliz com isso Sasha… Espero continuar nesta lista de favoritos!
      E saiba que quando precisar de uma dica é só entrar em contato.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>