Como fazer desenhos sombreados, 07 Dicas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Luz & Sombra é um dos efeitos / estágios mais importantes para um desenho, pois são eles que tornam o desenho mais realista. Sem eles, uma pessoa é apenas um boneco no papel.

Por isso, enquanto você está aprendendo a fazer desenhos sombreados, é muito importante praticar e dominar os efeitos de luz e sombra para dar volume ao seu desenho. Este tutorial vai ensinar a você sete dicas para ficar fera neste recurso de desenho. Então, pegue papel e lápis e vamos começar:

 

7 Dicas para desenhos sombreados:

Recurso de sombra:

Primeiro, vamos estabelecer o básico. O recurso de “sombra” não é apenas pintar de preto uma parte do desenho. É extremamente importante usar diferentes tons para a sombra. É exatamente esse degrade que cria a ilusão de volume. Ah, e outro comentário importante. A luz, ou brilho, é simplesmente o branco do papel; não é preciso fazer nada com ela.

 

Rabisque a fonte da luz:

fonte de luzAo criar um efeito de sombreado, sempre comece definindo onde está a fonte da luz. Especialmente para quem ainda está aprendendo a fazer desenhos sombreados, é muito útil rabiscar a fonte de luz no papel. Isso serve de referência e ainda evita que você acabe esquecendo onde a luz vem em sua composição de cenário.

 

Tipos de sombras:

tipos de sombrasExistem dois tipos de sombras: a projetada e o sombreado do próprio objeto. A sombra projetada é completamente negra e, claro, está sempre pendendo na direção contrária à origem da luz. Ela geralmente tem uma forma distorcida, mais alongada ou mais curta do que o objeto principal; essa distorção depende do ângulo da fonte de luz. Outra coisa importante: tanto o objeto quanto a sombra projetada devem partir do mesmo ponto imaginário, que estaria apoiado em uma superfície – o chão, por exemplo.

 

Como desenhar a sombra:

como desenhar

Agora, vamos falar sobre como desenhar a sombra que se forma sobre o próprio objeto. A região mais distante e oposta à fonte de luz é pintada de preto puro, o qual transita para tons de cinza mais claros conforme se aproxima da fonte de luz. Esse é o efeito de degrade que mencionamos lá no item 01, lembra?

 

Região de Luz:

A região de luz é, proporcionalmente, a menor de todas, e fica sempre na mesma direção da fonte de luz. Para desenhar essa área, basta determinar um círculo ou elipse e deixá-la em branco.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

Dica para desenhos sombreados:

Uma dica para quem está aprendendo a fazer desenhos sombreados. Se estiver difícil visualizar estes conceitos em sua mente, use uma referência real. Posicione pequenos objetos, como bolinhas de gude, caixas de fósforo e garrafas, sobre uma superfície lisa. Observe como a luz interage com eles, e as sombras que se formam.

 

Recursos simples de Luz & Sombra:

recursos de luz e sombraDepois que você aprendeu como desenhar bem com recursos simples de Luz & Sombra, pode tentar trabalhá-lo de maneiras diferentes. Por exemplo, para um efeito de volume ainda mais impressionante, imagine que a luz vem de fora do papel, ou do fundo, formando uma diagonal até atingir a esfera. Use ângulos absurdos. Tudo o que é incomum e difícil deve ser considerado prática e exercício para melhorar suas habilidades.

Imagem05

 

Sugerimos um exercício usando essas dicas na prática. Desenhe um círculo no papel. Agora, ele não tem sombra e luz. Mas vamos trabalhar com esse recurso para transformar o círculo (bidimensional) em uma esfera (tridimensional). Veja o quão realista fica a sua esfera somente usando algumas técnicas de sombreado!

E então, está mais fácil de entender o funcionamento da luz e sombra? Esse é um excelente recurso e faz uma diferença assombrosa nos resultados do desenho. Se você está aprendendo a fazer desenhos sombreados e encontrou outras dicas boas por aí, compartilhe com a gente! Estamos ansiosos para conhecer sua experiência com os efeitos de Luz & Sombra.

 

Fonte do Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=Bkq0_SxdCLY&index=20&list=PLOU2lWCOO-pJxp2GhvIOAqHnPDnx3w3JP


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>