Como fazer desenhos sem borrar!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Quem nunca passou por isso? Depois de horas trabalhando naquele desenho super importante, com tudo terminado, você levanta a folha para apreciar o resultado e… mas de onde esse risco bem no meio saiu?!

Pois é, sujar os desenhos é mesmo problemático. E por não ser algo diretamente relacionado à sua habilidade como desenhista, muitos acabam ignorando a importância deste aspecto e realmente não sabem como fazer desenhos sem borrar.

Porém, por melhor desenhista que você seja, se precisar refazer seu trabalho o tempo todo não vai conseguir cumprir seus prazos. Então no fim, terá mais dificuldades em se tornar um profissional respeitado.

Para ajudar você a evitar as dores de cabeça de sujar um desenho, apresentamos um tutorial com oito passos simples para se tornar um profissional não apenas em criar, mas também em preservar, as suas obras.

 

Dicas para como fazer desenhos sem borrar:

 

O começo:

começoEstá aprendendo a desenhar? Aqui vai o primeiro fato que muitos ignoram: você não usa apenas o polegar, indicador e dedo-médio para desenhar. Os dedos anelar e minimo também são usados para apoiar a mão no papel ao desenhar. E qual o problema? Bem, nossa mão acumula suor e oleosidade.

Quando transferidos para o papel, essas substâncias interferem na aderência do grafite e da tinta. Para evitar que isso aconteça, use luvas de borracha aos menos nesses dedos para evitar que esses dedos manchem o desenho. Mas o ideal mesmo é usar uma proteção para a mão toda, já que você também usa a lateral da palma para esse apoio.

como-fazer-desenhosSe você não tem nenhum luva não tem problema, podes também pegar outro papel e usar embaixo da mão, e conforme vai desenhando, leve o papel junto.

 

Conheça os materiais:

Aprender a desenhar envolve conhecer os melhores materiais. Por exemplo, a borracha limpa-tipos; você já ouviu falar dela? Parece uma espécie de massinha de cor acinzentada.

materiaisEssa ferramenta interessante serve para retirar apenas os excessos de grafite do papel. Você a utiliza rolando sobre o papel, ou dando pequenas batidinhas. Passe a limpa-tipos no desenho antes de aplicar a tinta para finalização. Assim, ficará mais fácil – ou talvez até desnecessário – apagar os traços de lápis com borracha comum depois.

 

Tirando rebarbas de borracha:

tirar rebarbasAgora, vamos supor que você realmente precise usar uma borracha comum para apagar os traços de lápis. Para tirar rebarbas de borracha que ficarem no papel, não assopre e nem espane com a mão, pois isso pode borrar o papel com restos de tinta que ficaram em seus dedos. Em vez disso, use uma escovinha macia.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

Pelo amor de deus, tudo que for Líquido fica longe do papel:

Mantenha tudo o que for líquido longe do papel. Você nunca sabe quando um vidrinho de tinta pode virar sobre o seu trabalho; e como fazer desenhos não é brincadeira (mesmo que seja um hobby) você não vai querer perder seu trabalho por causa de um único movimento descuidado.

longe do papelUma boa dica é prender o vidro de tinta que estiver usando sobre uma tampa larga, como uma tampa de leite em pó. Isso dá mais estabilidade (ou seja, se você esbarrar nele, é mais difícil de virar o vidro) e, para completar, se o conteúdo respingar vai cair sobre essa tampa mesmo.

 

Limpe a régua:

Imagem05Limpe a régua antes de usar, e durante o uso. Cada vez que você usa a régua para traçar uma linha, um pouco de grafite ou tinta acaba ficando no fio. E, se você não limpar com frequência, na próxima vez que apoiar a régua esses restos vão acabar manchando a régua.

 

Cuide bem de seus desenhos:

seus desenhosSe você conseguiu terminar seu desenho sem nenhum incidente e ele está perfeito, ótimo! Mas ainda não acabou. Como fazer desenhos é um trabalho, suas obras são seu portfólio, e precisam ser arquivadas com cuidado. Guarde os desenhos em plásticos para impedir o amarelamento e para evitar que eles sejam manchados por qualquer substância no futuro. Uma outra coisa indispensável nos dias atuais é escanear cada desenho e guardar uma cópia digital.

 

Limpe a mesa:

Limpe a superfície da mesa após terminar de trabalhar. A superfície em que você apoia o papel também pode manchar seus desenhos. E, claro, tente manter tudo organizado. Aprender a desenhar é mais fácil quando os materiais necessários estão facilmente acessíveis.

 

Medidas extremas:

medidas extremasEnsinamos a vocês várias técnicas de prevenção. Agora, o que fazer quando o pior já aconteceu e aquele risco de que falamos no começo apareceu em seu desenho? Nesses casos, é hora de medidas extremas. Para correções menores, você pode usar guache branco ou caneta corretiva. E, quando o estrago é maior, a melhor ferramenta é o Photoshop. Aprenda a desenhar com ele e tudo ficará mais fácil!

 

Os desenhistas iniciantes acabam cometendo alguns erros por inocência e podem perder um trabalho que estava muito bom. E até mesmo aqueles que tomam muito cuidados podem se distrair às vezes.

Mas não se desespere! Nem tudo está perdido. Pois se você quer aprender como fazer desenhos, refazer um trabalho é uma boa prática. Lembre-se de que, se você fizer uma obra duas vezes, acabará conseguindo um resultado duas vezes melhor.

 

Fonte do Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=fQ-XYYxkvBQ&index=27&list=PL3xNqgNxGNRWcCcP7U2Ta8Hk2F97R70Vm


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

1 Comment

  1. Um desenho muito aoarppirdo seria Caverna do Drage3o onde eles tem a iluse3o de um dia voltar para casa (resolver a situae7e3o), mas nunca conseguem porque o Vingador (corrupe7e3o, juros, inflae7e3o, violeancia, infinito negativo) ne3o permite, pore9m, na verdade, je1 este3o todos mortos. A realidade e9 te3o parecida que ate9 quem parece ser bonzinho le1 (o mestre dos magos) e9 um dos piores vilf5es.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>