Como desenhar personagens próprios!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Uma das coisas mais difíceis em aprender a desenhar é descobrir como desenhar personagens próprios. Afinal, quando desenhamos personagem de desenho já existente – por mais técnica e habilidade que seja preciso – a referência já está aí. Mas criar algo novo? Isso vai muito além. Envolve criatividade, noções de estética, e claro, ter uma boa ideia.

Por isso, esse pequeno tutorial pode ser de grande ajuda para você que quer criar um protagonista para uma história em quadrinhos ou videogame. São passos simples para abrir sua mente e ajudá-lo a chegar a um design final do seu próprio e exclusivo personagem. Vamos lá?

Como desenhar personagens próprios!

Comece com o nome e um “crachá”:

nomeParece estranho? Pois embora muitos pensem que o nome deve vir no final, isso pode na verdade ser um erro. Pois não há como desenhar personagens sem um conceito como referência (como sempre digo, inspiração é tudo para todos os tipos de desenhos) – mesmo quando você deseja criar algo totalmente novo. E as primeiras referências são um nome e uma definição ou classificação do que você pretende criar.

 

Depois, faça um brainstorm:

brainstormCom o nome e definição prontos, você pode achar que é o suficiente – mas, na verdade, ainda não. É preciso definir então algumas características físicas e psicológicas que você gostaria de ver no personagem.

Não é preciso ser muito específico, nem definir absolutamente todos os aspectos do personagem. Muitas coisas irão surgir naturalmente enquanto você desenha. Mas esse será seu ponto de partida.

 

Rascunhe algumas cabeças:

rascunhe-cabeçasAgora vamos finalmente começar a criação do desenho. Ansioso para aprender a desenhar seu personagem? Comece rascunhando diversas cabeças!

Você pode achar que o rascunho da cabeça será sempre o mesmo e somente os detalhes podem diferenciar seu personagem, mas isso não é verdade.

A própria estrutura pode assumir várias formas – com um maxilar mais largo ou mais estreito, ou um queixo mais alongado, por exemplo. Explore essas possibilidades rascunhando cinco ou seis cabeças diferentes.

 

Tente variar as características:

caracteristicasEntão, é finalmente a hora de começar a incluir os detalhes. Baseado nas características que você definiu durante o brainstorm, rascunhe cabelos, olhos, nariz, boca, acessórios… tudo que for relevante. Mas tente criar algo diferente para cada cabeça. Esprema seu cérebro para obter mais possibilidades. Se estiver difícil, você pode procurar referências em quadrinhos, videogames e livros de arte.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

Selecione o que você gosta mais:

gostar-maisComo desenhar personagens envolve algumas escolhas, você não poderá utilizar tudo o que criou. De cada parte do rosto – cabelo, olhos, nariz, boca e acessórios – retire apenas as opções que você gostou mais. Selecione apenas as duas melhores.

Não se preocupe, pois o restante pode ser aproveitado no futuro para outros personagens. Por enquanto, concentre-se em pegar aquilo que realmente se encaixa nas características do personagem.

 

Misture e monte:

misturePegue as características que você selecionou no passo anterior e crie mais duas cabeças, utilizando somente estas melhores. Agora, em vez de escolher as melhores opções individualmente, seu objetivo é observar quais combinações funcionam bem como um conjunto. Até finalmente chegar na versão final.

 

Crie uma pose:

posePara apresentar o seu personagem, coloque ele em uma posição marcante. Não sabe como? Aprenda a desenhar destacando o que é mais importante no design.

Por exemplo, se ele tem um olho robótico, é esse lado de seu rosto que deve aparecer mais. Se ele é agressivo, coloque-o em uma pose de ação – segurando uma arma, por exemplo.

 

Finalize:

Imagem09Até agora, tudo foi feito de maneira bem superficial, na forma de esboços. Porém, se você vai apresentar o personagem criado, é bom finalizar com cuidado o desenho desenvolvido no passo anterior. Embora não seja preciso colorir, é bom criar um sombreado e passar tudo a limpo na tinta. Afinal, esse é o seu projeto concluído.

 

Um último detalhe: apresentamos o processo de criação focando principalmente no rosto, mas exatamente os mesmos passos precisam ser observados para o corpo. Afinal, a estrutura corporal e as roupas e acessórios também definem um personagem.

E então, gostou de aprender como desenhar personagens próprios? Com isso, você já deu o primeiro passo na direção de criar sua própria história. Agora, é só praticar até que você consiga desenhá-lo em diversas posições e situações.

 

Fonte do tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=Rpj2J4tn4YI


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>