Como desenhar mangá, técnica com nanquim!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje em dia, muitas pessoas querem aprender como desenhar mangá. Elas se tornaram fãs desse estilo graças a grandes sucessos como Naruto, Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco, e sonham em desenhar bem para – quem sabe? – criar seu próprio título de sucesso.

Aprender a desenhar mangá envolve o domínio de muitas técnicas. Entre elas: a criação de personagens, o desenvolvimento de roteiros, a composição de cenários, a distribuição da história em quadros, os traços específicos do mangá (que são diferentes de um traço realista ou de um traço de cartoon).

Imagem01Mas nesse tutorial vamos falar especificamente sobre uma ferramenta de trabalho muito necessária para aprender como desenhar mangá. Trata-se da tinta nanquim, usada na finalização. O nanquim é uma tinta muito versátil, e é geralmente aplicado com um pincel, pena ou caneta-tinteiro.

Porém, variando um pouco para combiná-lo com elementos inesperados, você pode obter muitos outros efeitos. Nesse tutorial, você vai aprender a desenhar mangá com esses efeitos.

 

Técnica de como desenhar mangá com nanquim!

Florestas:

florestasQuer aprender como desenhar florestas em estilo mangá? As copas de árvore podem ser complicadas. Porém, aplicando tinta nanquim com uma esponja de cozinha, você pode obter uma textura de folhagem. Use os dois lados da esponja para obter densidades diferentes. A ideia é dar pequenas batidinhas com a esponja sobre o papel.

 

Grama:

gramaQuer saber como desenhar grama, um cesto, uma corda ou outros elementos com textura de fibras? Aplicando tinta nanquim com uma gaze, você pode obter um efeito ideal para esses trabalhos. A ideia é dar pequenas batidinhas com a gaze sobre o papel.

 

Gotas:

Imagem04-escovaE se você precisa de gotas? Aplicando tinta nanquim com as cerdas de uma escova de dentes, você pode obter um pontilhado irregular. A ideia é pressionar as cerdas para que espirrem a tinta pelo papel. Outra maneira de obter esse efeito seria batendo com uma pena sobre seu dedo.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

Marcas de Pneu:

Marcas de PneuAgora, uma dica para você aprender a desenhar marcas de pneu (ou qualquer outra coisa sendo arrastada pelo chão). Aplicando tinta nanquim com um pano comum, você pode criar a textura de um rastro. A ideia é arrastar o pano levemente sobre o papel na direção desejada do rastro.

 

Sangue:

sangueSabe aquele efeito legal de sangue jorrando durante uma batalha? Aplicando tinta nanquim com um canudo, você pode criar esse efeito. A ideia é posicionar uma caneta-tinteiro no ponto de partida do líquido, apoiar o canudo sobre ela e assoprar.

 

Copa da Árvore:

árvore mangáLá em cima, nós aprendemos como desenhar a copa da árvore; e agora vem o tronco. Aplicando tinta nanquim com um pincel chanfrado, você pode criar um efeito de cerdas, que pode ser usado para desenhar fios de cabelo ou os veios em madeira, por exemplo. A ideia é amassar bem a ponta do pincel antes de aplicar a tinta, e então arrastá-lo levemente pelo papel na direção desejada para as cerdas.

 

Técnica com tinta branca:

Imagine que você pintou um desenho de preto com nanquim, mas está muito “chapado”. Aplicando tinta branca com uma peneira de metal de malha bem fina, você pode criar um efeito de iluminação sobre o desenho monocromático. Basta aplicar a tinta branca (que pode ser nanquim branco) sobre a área previamente preenchida em preto.

 

Linhas:

linhasE finalmente, uma dica nota 10: como desenhar linhas com o nanquim. Aplicando a tinta nanquim com auxílio de pincel e uma régua, você pode criar um efeito de linhas uniformes. Mas lembre-se: a régua não pode ficar encostada diretamente no papel, ou vai interferir com as cerdas do pincel e ainda pode manchar o desenho. A solução é manter uma distância usando seus dedos como apoio.

como-desenhar-mangá

Para concluir, um lembrete. Já falamos em neste tutorial aqui, sobre como é importante proteger seu desenho, para que não se suje. E fica ainda mais importante quando aplicamos texturas com materiais difíceis de controlar, como na técnica do canudo que explicamos acima. Você não pode arriscar, ao fazer uma história em quadrinhos por exemplo, que o sangue jorrando em um quadro respingue no outro – certo?

Então, para proteger uma área do papel contra respingos ao criar um efeito como estes acima, use durex. Procure usar sempre o tipo plástico, pois as fitas do tipo fita-crepe absorvem tinta e não protegem completamente seu desenho. Use o durex para proteger as áreas onde a tinta não pode cair, e retire com cuidado quando tiver acabado.

Vamos voltar na pergunta do começo: como desenhar mangá? Usando a sua criatividade, e explorando ao máximo os recursos disponíveis. Então, nosso conselho é que você explore as possibilidades e divirta-se!

 

Fonte do Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=lP4Uax3RPWU&index=22&list=PL3xNqgNxGNRWcCcP7U2Ta8Hk2F97R70Vm


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>