Como desenhar cartoon!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Aprenda a desenhar no estilo cartoon. Você quer saber como? Em primeiro lugar, vamos descobrir o que realmente é “cartoon”. Cartoon, ou cartum, é um desenho humorístico que pode ser entendido em qualquer lugar, em qualquer tempo. Diferente da charge, ele não está relacionado a uma situação pontual ou local.

Okay, agora que você sabe com certeza o que é um cartum, vamos por a mão na massa! Aprender a desenhar cartoons pode parecer fácil, por que os que vemos nos jornais e livros didáticos, ou na internet, uns são simples, outros mais complexos.

Mesmo assim, é preciso prática e dedicação. Vamos ver alguns passos que podem ajudar você a aprender como desenhar cartoons.

 

Como Desenhar Cartoon agora:

 

Observe o mundo a sua volta:

quecorComo já explicamos aí em cima, o cartoon é um desenho humorístico. Então, o primeiro passo para aprender como desenhar cartoon é ser muito observador e procurar ideias no mundo real à sua volta. Pense em situações do dia a dia e também política, religião e cultura.

Não pense em limitações ou censura, pois como artista, você tem de preservar sua liberdade de expressão e crítica. E, como o cartoon é universal, procure temas com que pessoas de qualquer lugar ou geração consigam se identificar (Pode até ser o que aconteceu com você na padaria do José).

 

Comece com o mais básico:

Imagem01 Aprenda a desenhar, mas, não deve tentar começar direto com o mais difícil. Pelo contrário, comece desenhando o mais básico. Para personagens, comece com os bonecos de palito – aqueles mesmos que você fazia quando criança. Não tenha vergonha, pois todos precisam começar por algum lugar.

 

Depois, tente descobrir variações:

Imagem02Depois de fazer um boneco parado, tente fazê-lo levantar um braço, andar, sentar. Todas as variações possíveis. E uma boa dica: quando encontrar a melhor maneira de representar uma determinada posição, guarde a referência. Com certeza será útil quando, um dia, precisar lembrar como desenhar a mesma posição novamente.

 

Aí, melhore o básico:

Imagem03Uma vez que você tenha aprendido como desenhar o boneco de palito em diferentes posições, você pode avançar. Então, melhore o que já está bom e acrescente ao boneco as características de um humano.

Lembre-se de que, por ser um cartoon, você não precisa exagerar. Profundidade e sombreamento, por exemplo, são muitas vezes dispensáveis nesse estilo de desenho. Mas sempre é bom caprichar!

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

E pratique muito:

charge_mecFelizmente, o cartoon é um estilo simples quando comparado a outros. Ele é formado quase sempre por somente um quadro, ou no máximo dois. Sua composição de cena tem poucos elementos e as formas e finalização não são muito detalhados.

Porém, isso não significa que seja fácil; ele exige tanta prática quanto qualquer outro estilo. Portanto, a melhor dica para  quem está aprendendo como desenhar cartoon é praticar diariamente.

aprenda-a-desenhar

 

Como desenhar cartoon! As dicas acima cobrem o básico e são muito úteis. Mas não se limite a elas! Somente por que você não precisa de técnicas mais refinadas neste estilo de desenho, isso não significa que você deva se contentar com as mais simples.

Procure aprender sempre mais do que você precisa, e descobrir coisas novas; isso também vai ajudar você a expandir sua mente e evoluir como desenhista.

 

Fonte do tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=olBMM9i1iSk


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

2 Comments

  1. Muito maneiro

    • Maneiro né Caique…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>