Como aprender a desenhar, 6 dicas do que NÃO fazer!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Você está aprendendo a desenhar? Então já fique sabendo. Existem muitas coisas importantes que um desenhista precisa fazer – mas também existem muitas coisas que um desenhista definitivamente não deve fazer.

E nesse tutorial, vamos apresentar como aprender a desenhar, mas dando seis dicas sobre os principais erros de quem está aprendendo a desenhar.

 

Como aprender a desenhar, O QUE NÃO FAZER!

NÃO use um lápis de gradação dura:

lapis

Um bom desenhista tem excelentes habilidades, mas ele também sabe tirar proveito delas usando bons materiais. Então aqui vai a primeira dica.

Lápis de gradação dura, como HB, são aceitáveis para fazer um efeito de sombra clara. Mas são simplesmente muito duros para desenhar. Prefira os lápis macios – 2B, 4B, ou até mesmo um 6B caso precise de uma cor bem escura. Tente juntar eles e variar conforme você desenhe.

 

NÃO use o papel errado:

papelDa mesma maneira que nem todos os lápis são bons para desenhar, nem todos os papéis podem ser usados. Ou melhor, qualquer papel pode ser usado, mas você deve preferir os que têm maior gramatura.

Como aprender a desenhar, sombrear e colorir, são atividades que transferem um pouco de umidade, o papel mais fino – sulfite comum, 75g – acaba envergando ou até mesmo rasgando com o uso. Enquanto isso, papel de gramatura 90g ou superior apresenta mais resistência e durabilidade.

Estou dando essas dicas para melhorias em, falando no que é bem melhor para você…

 

NÃO use fotografias tiradas com flash como base:

fotografiasAqueles que estão aprendendo a desenhar geralmente usam uma foto como base, algo para servir de  referência, principalmente em desenhos realistas. Porém, fotos tiradas com flash não são boas para isso.

Acontece que o flash achata a imagem, dificultando – especialmente para um iniciante – a criação de perspectiva no seu desenho depois. Se você realmente precisar usar o flash, tente tirar a foto a partir de um ângulo, para que você possa identificar algumas “arestas” e aplicar volume com mais facilidade.

As vezes quando se usa uma foto com flash como referencia, acaba sendo marcado “demais” as sombras erradas, não ficando agradável…

 

NÃO deixe seu foco ou perspectiva enganar as proporções:

proporções

Se você olhar para um cachorrinho no chão, como está vendo de cima, a cabeça dele vai parecer maior do que realmente é.

Se você se concentrar demais na testa de uma pessoa, é bem possível que você acabe fazendo um retrato em que a testa é muito maior em comparação com a realidade (ou ao contrario).

Ou seja, o modo como você olha para as coisas afeta o modo como você realmente as vê. Não se deixe enganar, ou seu desenho vai acabar fora de proporção.

Está gostando do post? Então fique ligado!

Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!


 

NÃO tenha medo das cores:

Heather-Rooney-portraits8-550x438Isso acontece com muita frequência no caso de como aprender a desenhar. Ao fazer o sombreado, muitos acabam não indo além do cinza, como se tivessem medo de “exagerar” e pintar muito escuro. Mas lembre-se: não há limites para as cores.

E, se você sozinho colocar um limite, vai acabar restringindo o volume, o realismo – enfim, o potencial – do seu desenho.

 

NÃO simplificar para formas geométricas:

como-desenhar

O modo mais certo de como aprender a desenhar é usando formas geométricas. Na verdade, esse é um modo para começar qualquer desenho, em qualquer estilo.

Para você ter noção de como isso é tão importante, tenho um artigo aqui no blog que mostro exatamente como está técnica funciona. E olha como é o nome do artigo “Como desenhar QUALQUER coisa, técnica ESSENCIAL”.

Se você deseja conhecer mais está técnica, clique aqui e veja a aula.

 

E então? Identificou algum erro que você mesmo andou cometendo? Não se preocupe. Enquanto você está aprendendo a desenhar, poderá sempre corrigir seus erros e aprimorar seus acertos.

Continue praticando e não desista e em busca de informações, que é isso que vai fazer você diferente dos outros!

Fonte do tutorial: http://drawsketch.about.com/cs/tipsandideas/a/drawingmistakes.htm


Aprenda a desenhar e Fique Atualizado!

Insira seu email para recerber o Mini Curso Aprenda
a Desenhar do Zero
e fique atualizado aqui no blog!

Também ODEIO SPAM, fique tranquilo!

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>